Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor Dr. Nelson Maculan Filho receberá título "Doutor Honoris Causa"

Professor Dr. Nelson Maculan Filho receberá título "Doutor Honoris Causa"

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Administração Superior, irá realizar na próxima terça-feira (14), a Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" ao Professor Dr. Nelson Maculan Filho. O evento será realizado no Salão Nobre da Reitoria, Campus Ministro Petrônio Portella.

Professor Dr. Nelson Maculan Filho e Reitor da UFPI Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da Universidade Federal do Piauí,  Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Presidente do Conselho Universitário, convida a comunidade acadêmica e a sociedade piauiense para a Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Universidade Federal do Piauí.

O Professor Dr. Nelson Maculan Filho, atuou nos anos de 2003 a 2006 como Secretário de Educação Superior do MEC, onde participou do programa de expansão das Instituições Federais de Ensino que teve como objetivo expandir o sistema federal de ensino superior, com vistas a ampliar o acesso à universidade, promover a inclusão social e reduzir as desigualdades regionais. Na ocasião, investimentos foram destinados aos Câmpus Fora de Sede de Parnaíba, Picos e Bom Jesus.

Sobre o Professor Dr. Nelson Maculan Filho

Possui graduação em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1965), mestrado (D.E.A.) Matemática Estatística - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1967), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e Diplôme d'Habilitation à Diriger des Recherches (H.D.R) en Sciences de la Gestion (1988), Université Paris-Dauphine (Paris IX). Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, programação inteira, programação linear, geração de colunas e otimização global.

Título Doutor Honoris Causa

Honoris Causa, em português, significa causa nobre. O título é concedido em reconhecimento a pessoas que se destacam pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.